Projeto Escalada Divinopolis

A escalada se divide em várias modalidades, na década de 80 se inicia uma nova modalidade denominada “escalada esportiva” que se espalha pelo país. Nos anos 90, com a escalada em acessão no Brasil e em Minas Gerais, alguns habitantes de Divinópolis começam a praticar o esporte, e na mesma década exploraram o potencial das rochas em nossa região, abrindo as primeiras vias na cidade.
Hoje Divinópolis possui quatro locais para a prática da escalada esportiva, sendo três no perímetro rural (Serra Calçada, Laje e Pedreira do Milho Branco) e o quarto dentro do perímetro urbano (Pedreira do Bela Vista).


Serra Calçada
Localizada na Serra dos Caetanos, as margens da estrada entre Amadeu Lacerda e Santo Antônio dos Campos (Ermida) ambos no município de Divinópolis, a rocha possui vias de 5º a 7º graus de dificuldade e uma bela paisagem de muito verde.
No bloco de pedra em frente possui dois boulder com proteções no Top, há outro bloco de rocha com mais três vias nas proximidades, também existem alguns boulder espalhados nas proximidades desta região.

Lajes
Localizada na comunidade rural de Lajesvitando, este é sem sombra de dúvidas o melhor de todos locais para se escalar nas proximidades da região. Possui vias entre 5º a 8º graus de dificuldade. É uma rocha de granito em sua forma natural com aproximadamente 35 metros de altura e vias bem técnicas.
O trajeto até essa rocha passa por uma propriedade particular que deve ser zelada para não incomodar o proprietário. Recomendamos aos interessados em escalar a rocha que antes entre em contato com os escaladores de Divinópolis para obter maiores informações evitando transtornos.

Pedreira Milho Branco
Localizada a aproximadamente 15 minutos de carro do centro de Divinópolis a Pedreira Milho Branco possui vias que variam entre 5º a 7º graus de dificuldade. Esta pedreira encontra-se desativada, portanto agarras podem estar soltas em algumas vias. Recomendamos que aos interessados em escalá-la, que entrem em contato com os escaladores da região para obter mais informações sobre a mesma.
Então fique ligado!

Pedreira Bela Vista
Localizada no perímetro urbano de Divinópolis a pedreira possui vias entre 4º a 7º graus de dificuldades e algumas variantes além de boulder. Apesar das vias serem baixas exige-se técnica sendo assim bastante recomendada para iniciantes.
A mesma localiza-se em uma área verde próxima a várias nascentes sendo parte da Mata do Noé. Atualmente os moradores da região estão tentanto transforma-lá em uma APA (Área de Preservação Ambiental).


Escalada Divinópolis é um projeto independente que surge no meio esportivo e cultural do Centro Oeste Mineiro com a proposta de estimular, divulgar e desenvolver a pratica da modalidade esportiva escalada, como fator de integração social a partir de suas bases. Desenvolvendo uma escalada segura, consciente e com o mínimo de impacto ao meio ambiente, lembrando que quanto mais pessoas nas montanhas, maiores os impactos ambientais sobre elas, portanto maior deve ser o cuidado. Nas populações locais, vivenciar uma compreensão prática dos efeitos das atividades humana sobre o meio, valorizando e protegendo os recursos naturais e a diversidade cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário