domingo, 21 de julho de 2013

Nutrição e Escalada

Nutrição e Escalada

Em um esporte em que a relação peso e força é tão importante, ter um controle da qualidade e  quantidade de alimentação é fundamental. Uma alimentação equilibrada tem que estar presente todos os dias, inclusive em dias de descanso, pois as reservas energéticas do dia a dia é que dará ânimo e disposição necessária para a realização do esporte.
Na noite anterior a um dia de escalada é importante uma maior ingestão de carboidratos complexos (pão, arroz, massas, etc..) que é a forma perfeita de energia, tanto dos músculos quanto do cérebro. Se forem consumidos carboidratos adequados para alcançar suas necessidades de energia, não se utilizará a proteína do músculo para produzí - la. Com isso a proteína será utilizada somente em funções que só ela pode desempenhar.
Devemos também estar hidratados respeitando a ingestão de 20 a 30 ml de água por cada Kg de peso, pois iniciar uma atividade desidratado pode limitá-la e/ou interrompê-la, devido a fraqueza. Sem água o cérebro diminui seu rendimento, bem como dificuldade de se concentrar, em um ambiente seco e quente a situação se agrava, do mesmo modo é quando se está sem energia, por isso é importante manter uma alimentação saudável a cada três horas após o início da atividade. Deve se preocupar em ter em mãos uma garrafinha de água para se hidratar sempre que possível, também é importante ter uma bolsa térmica para transportar e conservar a temperatura de seus alimentos, tais como: sanduíches naturais, sucos, frutas, barras de cereais, entre outros. Evite alimentos gordurosos que pesam no estômago, bem como alimentos com muito sal, que aumentam o risco de desidratação.
Como a maioria das pessoas não sente os efeitos dos alimentos que ingere, seguem sem saber quanto a alimentação influi em seu rendimento. Se você é daqueles que levam o esporte a sério, observar o que está ou não ingerindo, pode beneficiá-lo bastante. Conhecer os princípios básicos da nutrição e dedicar-se a aplicá-los pode fazer uma grande diferença na sua forma de escalar e na qualidade de vida.

Texto: Nutrição e Escalada
Alexsandro Martins “Escalador”
Hérica de Orlandes Coelho “Nutricionista Esportiva”