terça-feira, 22 de janeiro de 2013

História da Escalada

História da Escalada


Ninguém sabe ao certo quando foi que o homem começou a escalar as montanhas. Todavia, sabe-se que o fascínio que as montanhas exercem sobre o homem é antigo. (Texto: Pedro Hauck)


Na Grécia antiga, o Monte Olimpo era a casa dos deuses. Porém ninguém que se saiba subiu lá para fazer uma visita. Aliás nesta época fazer esforço era coisa de escravo e a elite tinha mais o que fazer... 

Para os romanos, atravessar os Alpes era um mal necessário. Nesta época, Aníbal dos cartagineses, cruzou os Pireneus e os Alpes e quase derrotou Roma. Em sua odisséia, um quinto de seu exército faleceu antes de chegar ao destino e travar a batalha. Mesmo assim, Aníbal foi considerado o pai da estratégia. 

Na civilização ocidental não há indícios antigos de que o homem tenha escalado montanhas. E foi, por incrível que pareça, foi quando o homem se organizou em sociedade que os indícios de 'paleo-escaladas' desaparecem, uma vez que nos próprios Alpes foram encontradas múmias de milhares de anos em grandes altitudes ao ponto que não há muitos registros de escalada na idade antiga ou idade média.  
A visão teocêntrica da idade média talvez tenha sido quem mais afugentou os aventureiros das montanhas. Nesta época, acreditava-se na Europa que nas montanhas viviam monstros e dragões. Nesta mesma época, na América ainda não achada por Colombo, algumas tribos indígenas se reuniram aos pés de um vulcão, onde a terra era fértil. Dentro de um lago ergueram uma cidadela. O nome do lago era Texcoco, e a cidadela Tenochtlán.
No mesmo continente, muito tempo antes dos Aztecas, outras tribos, muito mais ao sul, penetraram um vasto planalto, árido e frio, uma paisagem hostil para a habitação humana. Foi nestas condições adversas, e a mais de 4 mil metros de altitude que se desenvolveu também outra curiosa civilização que prosperou ajudada pela água que descia das montanhas. Lá ergueram uma outra cidade, Tiwanaku, que mais muito tarde seria conquistada e servido de exemplo de engenharia para outra civilização que recebeu o nome de seus reis, os Incas. 

"para continuar lendo, veja o artigo original em..."   http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1510
Texto: Pedro Hauck, Sit: www.altamontanha.com

Montanhismo (Definição)

Montanhismo


"As montanhas sempre fizeram parte da história humana por se tratarem de obstáculos a serem transpostos por  nossos antepassados em suas viagens exploratórias e migratórias.

Montanhismo é a prática de subir montanhas através de caminhada ou escalada. É considerado, atualmente, um esporte de aventura e se encontra ligado ao turismo ecológico. O berço do montanhismo, como é conhecido atualmente, é a cordilheira dos Alpes, na Europa, pelo que o termo alpinismo se popularizou como sinônimo de montanhismo mas, a rigor, aplica-se apenas ao montanhismo praticado nos Alpes."